sexta-feira, 13 de maio de 2011

Inovação

Muitas ideias boas não são colocadas em práticas porque as pessoas têm dificuldade de aceitar o novo.
Vídeo que possui certa relação com o post anterior. No vídeo a inovação que tanto se fala é a respeito de empresa. Mas por que não ser um empreendedor no que se refere a vida? 
Realmente questionar as coisas, faz toda a diferença. Isso é o que a filosofia chama de método socrático, não existe verdade absoluta: "sei que nada sei". 
E se no lugar da temática "empresa", colocássemos o Direito. As normas jurídicas muitas vezes são ultrapassados, devido a característica formal que o Direito possui. Mas por quê? Não seria interessante mudar, melhorar? Muitas normas faziam sentido quando foram positivadas, contudo, o Direito não consegue acompanhar a evolução da sociedade (no mesmo nível), logo essas normas que outrora foram postas, hoje, não cumprem mais com o seu real intuito.
Seria oportuno, um grupo de operadores do Direito ocuparem-se com a renovação das normas jurídicas, tornando-as mais dinâmicas, e o mais importante: tornando o Direito mais acessível e menos engessado. Afinal, existe uma tendência no que diz respeito às normas editadas, elas já nascem ultrapassadas, devido a morosidade do âmbito jurídico, como também a rápida evolução da sociedade.  A exemplo disso posso citar o código florestal que não consegue no mínimo ter uma votação, tampouco uma aprovação.
Sonho com a Democratização do Direito, e estou esperando o dia em que eu finalmente possa atuar de forma mais ativa. Tomara que não seja uma utopia! 
Vídeo excepcional, dá pra aplicá-lo em várias áreas, o segredo é inovar!

Criando Oportunidades

Quantas oportunidades perdemos simplesmente por não acreditar nelas. O primeiro pressuposto de não alcançarmos aquilo que queremos é o fato de não acreditarmos o suficiente nisso. Segundo pressuposto é a falta de atitude, quem quer alguma coisa tem que demonstrar isso, ou seja, "meu irmão" tem que ser cara de pau mesmo. Terceiro, você tem que inovar, as oportunidades surgem pra quem tem um diferencial. E independente de qualquer coisa, FUJA DO LUGAR COMUM.
Umas das principais razões de não confiarmos em nós mesmos é a comparação que fazemos com outras pessoas. Definitivamente você não é igual aos demais, aceite isto e busque todos os dias essa verdade. Já ouviram a expressão "cada um tem aquilo que é seu", pois então, aquilo que é seu jamais pode pertencer a outra pessoa, entretanto se deixar escapar as oportunidades, elas servirão para outra pessoa, pois de acordo com Shakespeare elas nunca são perdidas.
Estou lendo um livro excelente que ilustra muito bem o título desse post. Ricardo Semler - um dos principais empresários do Brasil, reconhecido internacionalmente pela sua dinamização da Semco - conta no seu ilustre livro "Você está Louco" suas estratégias de dinamismo, através de sua própria vida, ilustra muito bem o que é ter ATITUDE. E atitude nada mais é do que disposição, é você dizer pra quem quiser ouvir: eu estou aqui e quero isso porque sou preparado pra isso. Sua atitude muda sua vida, parafraseando a brilhante frase de William James “A maior descoberta da minha geração é que qualquer ser humano pode mudar de vida, mudando de atitude”. 
Inovação! O mundo precisa disso. Não tem jeito, as oportunidades não vão surgir se você não inovar. Se as oportunidades não surgem, então crie as. A partir do momento que enxergamos a vida visando uma forma de melhorá-la, começaremos a praticar a inovação. Muitos vão dizer: "Cê tá louco", mesmo assim você deve entender que essa loucura na verdade é um diferencial. 
Fugir do lugar comum! Eu particularmente não gosto de rotina, mas elas fazem parte da organização da vida. Entretanto, se enchegarmos a rotina com o intuito de desafiá-la semanalmente, buscando outras formas de realizar aquilo que é proposto, simplesmente não cansaremos nunca, porque o comodismo não tem vez com desafios. 
Finalmente, criar oportunidades, nada mais é do que fugir da inércia. Faça uma análise na sua vida e reflita se suas atitudes são comuns. Talvez essa seja a causa do desânimo e da falta de oportunidades. Mas isso é o que eu penso, afinal ninguém é igual a todo mundo, ainda bem né?