quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Democratizando direitos

O que são direitos? Qual importância em nosso cotidiano? Qual o grau de importância dos direitos numa sociedade contemporânea? Quais soluções necessárias para a valorização desses direitos? Tentarei responder ao longo do post.
Pelo que sei ainda vivemos num País Democrático, sendo assim, temos direitos e deveres como cidadãos. No momento quero enfatizar: direitos. Todos os nossos direitos surgem do Direito, cabe então dar o significado das duas expressões; Direito: é o conjunto de normas que regulam nossa sociedade, sem o qual, seria praticamente impossível viver em harmonia, portanto o Direito tem o intuito de organizar a sociedade visando sempre a justiça; direitos: é a faculdade de exigir determinadas soluções, ações, garantias, provenientes do próprio Direito, com o intuito de proteger os Direitos Fundamentais de cada um, como: vida, liberdade e igualdade.
O Estado tem como principal finalidade o bem-comum, que vem a ser a busca pelo bem estar da nação. Bem-comum é inerente a garantia de direitos, e muitas vezes esses direitos não são resguardados devido a vários motivos, ressalto os principais, ao meu ver: a ausência  de  conhecimento e alienação da população brasileira, juntamente com a ineficiência do Estado em seu âmbito político.
Muitas pessoas não se interessam por assuntos relacionados ao Direito devido a falta de compreensão. Realmente o Direito precisa ser democratizado, ou seja, popularizado, afinal o Direito é para o povo. Entretanto existe um fenômeno chamado Juridiquês, sendo caracterizado pelo excesso de termos jurídicos, arcaísmos e vocabulários rebuscados, além de problemas com a construção do texto, que dificultam diretamente a compreensão da linguagem, mas esse não é o principal  motivo pelo desinteresse da população ao seus ditos "direitos".
A democracia deve ser efetivada em nosso país, o povo precisa estar presente nas decisões políticas e não apenas votando numa mera eleição. Existe um sistema de corrupção por trás da nossa política, isso é fato, mas o problema maior é a população continuar sendo alienada, sem capacidade alguma de argumentação, se contentando apenas com o assistencialismo exagerado. O principal direito que temos como povo brasileiro é a execução de Políticas Públicas focadas na EDUCAÇÃO. Os direitos e garantias fundamentais só sairão do campo subjetivo quando nós exigirmos nossos direitos de fato, quando não houver mais analfabetismo, desigualdade absoluta  e  saúde precária. Cabe ressaltar que os direitos estão a nossa disposição, basta reivindicarmos.
A culpa, entretanto, não é apenas do Estado, para isso temos os Direitos Humanos que foi criado para defender o homem do Estado. A moral no nosso país deve sofrer uma modificação, a população tem que começar a pensar de forma distinta, o homem tem que olhar para o outro e perceber que cada um é dotado de direitos, chega de INDIVIDUALISMO, os direitos são individuais, contudo, vivemos em sociedade e tudo que fazemos deve ser em prol do ser humano, para que um dia vivamos em um Estado Democrático de fato,  mais próximo do verdadeiro significado de Democracia.
Aproveitando a oportunidade, venho lhes informar sobre a criação do meu novo blog: www.democratizandodireitos.blogspot.com . Meu intuito é expandir conhecimento, tanto por meio das minhas anotações pessoas de sala de aula,  como também através de assuntos do âmbito jurídico  e demais pesquisas relacionadas a filosofia,  sociologia, ciência política  e etc. Meu desejo é muito mais do que uma democratização do Direito, transpõe a  isso, quero dividir o pouquinho que tenho aprendido para que o Conhecimento em sentido "lato" seja expandido,  afinal, conhecimento no mundo de hoje é poder.