domingo, 29 de novembro de 2009

Desigualdade nunca será motivo para derrotas

No ano de 2009 aprendi tantas lições, as dificuldades, as barreiras além de me deixarem no momento um pouco frustrado, criaram dentro de mim um espírito de luta, e é com esse sentiment0 que me concentro no que resta de oportunidades para mim. Contudo, como uma simples palavra pode derrubar tantos sonhos? Desigualdade, o que ela representa para você?
2009 não foi fácil, entretanto 2010 sem dúvidas será demasiadamente mais corrido e trabalhoso. Quanto mais alto é o seu objetivo, mais ações práticas devem acontecer. Os vestibulares estão acabando, o ensino médio praticamente ditou "the end", o estágio está a um mês de se findar, muita coisa aconteceu, 3 dos 5 vestibulares já aconteceram, nos 3 não fui bem como deveria, tampouco alcancei o esperado, mas mesmo diante dessas barreiras eu não desisti e não vou desistir, por muitas e muitas vezes culpei a desigualdade, o mundo capitalista pelos alvos não alcançados, mas quem vive de reclamações não chega a exatamente nada! Você é aquilo que faz, e não aquilo que diz.
Fazendo algumas visitas a comunidades do orkut sobre vestibulares, me deparei com um tópico: "qual é a forma mais rápida e indolor", no mesmo instante, curioso como sou, entrei no tópico e me entristeceu o que havia ali. Uma garota queria se matar simplesmente pelo fato de não ter ido bem nas provas do vestibular, e pra piorar o cumulo de tal acontecimento, o tópico era para as pessoas darem sugestões de como ela encontraria um caminho mais fácil e sem dor para morte. E o mais alarmante de tudo, ela se rebaixou a desigualdades, se retratando como uma pessoa sem oportunidades, sem dinheiro para pagar cursinho, sem recursos para passar numa universidade pública, e finalizava dizendo que vestibular = vida.
Enfim, espero que a tal garota tenha revisto os seus conceitos encontrando dentro de si mesma coragem para enfrentar essas desigualdades, que não são fáceis, todavia servem para nos impulsionar com o ideal de que o nosso país tem solução a partir do momento que cada um faça a sua parte. Desigualdades sempre existirão, elas fazem parte do mundo capitalista, entretanto somente os mais fortes, aqueles que agem, contagiando tudo ao seu redor, aqueles que sonham, que colocam em prática metas, são os vitoriosos, os bem-sucedidos, e mesmo demorando certo tempo para atingirem tal esplendor, somente essa conduta já valerá muito a pena viver num mundo em prol de uma sociedade melhor.
Se fosse olhar para as desigualdades e para o que o mundo dita sobre ela, mesmo que indiretamente, simplesmente eu nem sairia de casa, ficaria mofado aos cantos, pensando comigo mesmo, "poxa vida não escolhi nada disso para mim", não escolhemos a classe social a qual pertencemos, porém ela nasce conosco e depende de nós a mudança dessa situação. Mesmo com as desigualdades sempre há as oportunidades, as vezes elas ficam um pouco escondidas, ou até mesmo camufladas, mas quando olhamos ao nosso redor baseados em nossos sonhos elas surgem e nos surpreendem, quase sempre elas estão muito perto de nós, mas como estamos tão obstinados com as desigualdades não conseguimos enxergar as grandes oportunidades. Temos que usar o que há em mãos no momento, no começo tudo é mais complicado, mas com as dificuldades aprendemos a dar valor na simplicidade.
Resumindo, não devemos ser influenciados por tal palavra tão mesquinha, devemos agir, ir a luta, avante sempre avante diante daquilo que nos move, nossos sonhos. As pessoas desistem muitas vezes sem ao menos tentar, quando entendemos que o erro é o caminho do acerto, começamos a caminhar para o crescimento, primeiramente como pessoas, logo após como sonhadores. Não desanime, não deixe as desigualdades te derrotarem...
Rodrigo de Oliveira