segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Desafios

Tudo o que nos cerca tem uma função e um propósito movido por algum ideal. Já faz alguns anos em que tenho me cobrado na busca por respostas, algo que me proporcione paz e satisfação mediante a minha vida. As respostas que me refiro na verdade podem ser substituídas por uma palavra que sempre traz consigo revolução, ou seja, um ideal. Pois um homem sem ideais se torna um ser sem perspectiva.
Em 2010 continuarei com a busca por novos ideais. Todavia posso afirmar que hoje, como prioridade defenderei os ideais que já encontrei ao longo dos meus 17 anos. Não vai ser fácil, entretanto posso afirmar que desafios comprovam quem realmente somos e aonde podemos chegar.
O materialismo me faz refletir sobre alguns princípios. A nossa sociedade consumista faz do capital o seu “mundinho”. As pessoas não escolhem mais as profissões cogitando uma satisfação profissional. Queremos sempre status e claro money, pois somos uma raça egoísta e ambiciosa. O egocentrismo se tornou o apogeu da nossa vivência.
É arrebatador reconhecer que caminho para o mesmo rumo, pois somos influenciados pelo meio, e cabe a cada um escolher as melhores influências. Entretanto nem tudo está perdido, afinal acredito que ainda existem alguns vendedores de sonhos, que mesmo sendo a minoria podem mudar o mundo, ou pelo menos melhorá-lo. A extinção do pessimismo certamente é mais um dos desafios.
Em razão do pouco que relatei no inicio dessa postagem que persisto no meu atual desafio - ser aprovado em uma universidade pública. Sei que essa tal experiência será um dos desafios mais fáceis comparando com os demais, porém é o mais importante. O que me deixa perplexo são as inúmeras possibilidades de graduação. E esse é um dos meus medos, escolher algo errado mesmo sabendo que não há escolha certa, e sim a melhor escolha. Enfim, é mais um dos grandes desafios que enfrentarei até o término deste ano.
Para finalizar, tudo o que aprendi até agora me ensinou que sem luta não há vitória e se queremos viver a verdadeira felicidade devemos trilhar pelo caminho mais difícil, e mesmo com as derrotas e desilusões temos que acreditar que no final tudo vale a pena – quando a alma não é pequena. Desafios, andem de mãos dadas com essa poderosa palavra, tenho a plena certeza que ao final ou no futuro de nossa simples vida, vocês entenderão a importância da busca por ideais, de um horizonte que nos move para o crescimento.