quinta-feira, 19 de março de 2009

IMPORTANTE INFORMAÇÃO

Diferença entre Comunismo e Socialismo
Usualmente o termo socialismo é usado como sinonimo de comunismo. Será que socialismo e comunismo são as mesmas coisas? Há algumas diferenças conceituais como veremos. O comunismo é uma sociedade sem classes sociais, sem estado e uma sociedade altamente desenvolvida, tanto no setor tecnológico como no setor produtivo, permitindo assim que o princípio "de cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades" possa ser atendido. Só que não é possível atingir tal sociedade da noite para o dia. A insuficiência no desenvolvimento das forças produtivas, a herança material e cultural ainda não o permitem. Para que se chegue ao comunismo são necessárias duas etapas anteriores: A transição do capitalismo ao Socialismo, que é a etapa da ditadura do proletariado, caracterizado por: sobrevivência do capitalismo em importantes países, sobrevivência parcial da produção mercantil e da economia monetária, da existência de várias classes e camadas sociais nas áreas rurais dos países que estejam sob a ditadura do proletariado. Portanto nesta etapa é necessário um Estado para defender os interesses dos trabalhadores contra todos que defendam a volta ao sistema capitalista. Este estado deverá ser norteado pela democracia operária, onde os trabalhadores em conselhos populares decidem tudo sobre a vida política do país. A etapa do socialismo, cuja etapa se caracteriza pelo início da desaparição do estado, pelo desaparecimento das classes sociais, pela extinção da economia mercantil monetária, e pelo fim do capitalismo e implantação do socialismo em todo o mundo. Contudo, durante a etapa socialista, o salário de cada um continuará sendo calculado em função da quantidade de trabalho prestado à sociedade (o trabalho alienado). As diferenças fundamentais entre a etapa do comunismo e a etapa do socialismo são o fim completo do estado, e a aplicação integral do princípio : "De cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades" e o fim do trabalho alienado. Resumindo, o Socialismo é a etapa de transição ao comunismo, sendo assim também podendo ser chamada de etapa inferior do Comunismo.

3 comentários:

  1. E isso aí Rodriguinho cada dia um texto diferente e de grande importância no blog... Parabéns ! De seu amigãoo e visitante assiduo do blog \o/
    abração

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo, tudo bem?
    Visitando o blog do Fernando vi um post divulgando o seu lindo blog e vim até aqui conferir, seu blog tá uma maravilha, está de parabéns, excelentes textos, gostei mesmo, tornarei uma visitante de todos os dias aqui. Sucesso!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa de escrever! Escrevendo viajamos por caminhos diferentes todos os dias.

    PS- Você pareceu um CAMARADA Comunista neste texto.


    Abração. DA PINTA

    ResponderExcluir

Valeu pelo comentário!!
Muito Obrigado...
Continue sempre visitando
o blog. Valeu...
Abraço Fraterno,
Rod.